O Gabinete Internacional da Ordem DeMolay

O Gabinete Internacional da Ordem DeMolay

O Congresso DeMolay, ou Gabinete Internacional da Ordem DeMolay, é o órgão estilo Senado onde dois delegados votantes representam cada Jurisdição DeMolay. Os delegados se reúnem uma vez por ano e elegem um Mestre Conselheiro Internacional e um Secretário do Congresso Internacional, que lideram e servem como chefes do corpo por um período de um ano.

A Nomenclatura Congresso DeMolay
O congresso ao qual o DeMolay Internacional se refere diz respeito ao Congresso Nacional do país, que é formado pelas casas dos deputados e senadores, a Lower e Upper Chamber ou câmara baixa e alta do congresso. O Gabinete possui uma formação mais parecida com o Senado dos EUA, pois possui dois representantes de cada estado, chamados de delegados e se reúnem uma vez por ano para debater as pastar pertinentes a ela e eleger os novos oficiais, o seu Mestre Conselheiro Internacional e o Secretário do Congresso, o último sendo o adjunto para utilizar uma linguagem que já estamos habituados a utilizar.

Recapitulando sobre alguns fatos históricos que leva a formação gradual desse corpo, o Gabinete Internacional, no ano de 1966 o Orador durante sua fala na sessão anual do ISC (Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay) diz que pediu ao próprio Frank S Land para que houvesse uma participação juvenil durante essas reuniões. Olhando para a quantidade de tempo que se passou até esse convite formal acontecer, é dizer que entre 1921, quando o primeiro Grande Mestre Intenacional foi eleito, até o pedido para a participação juvenil fosse de fato uma realidade nos Congressos Internacionais, se passaram quase 46 anos. A instalação de um Mestre Conselheiro Internacional acontece quase 17 anos após a “benção” de Frank S Land. O ISC instalava seu 35 Grande Mestre quando o primeiro IMC (Mestre Conselheiro Internacional) foi instalado em seu posto.

Essas reuniões do Gabinete Internacional deliberam assuntos que ainda precisam de uma chancela do Corpo de Diretores (board) que ratifica essas questões discutida entre os pares juvenís. A eleição é de forma bem simples, não é possível realizar campanha aberto e por isso não vemos muita coisa nas redes sociais. Durante a sessão anual eles fazem bastante contatos com os votantes e durante a eleição é repassado cédulas em branco para que os delegados possam escrever o nome do candidato e depositar na caixa de votação. O Mestre Conselheiro Internacional é eleito e sua instalação feita durante o banquete do Grande Mestre no último dia do Congresso Internacional da Ordem DeMolay.

Aqui vocês podem ler o que foi dito pelo presidente da comissão de relações maçônicas em 1967, o nome dele era Walter Ploeser, o primeiro Senior DeMolay a se tornar um Grande Mestre Internacional, político que foi inclusive embaixador dos EUA no Paraguai entre 1957 e 1959.

“Sua comissão observa uma constante melhoria na compreensão maçônica da Ordem DeMolay. Recomendamos que em sua programação jurisdicional, você direcione o maior número possível de programas para organizações maçônicas, para sua edificação e o alistamento de sua participação nas atividades DeMolays. Recomendamos que imediatamente antes da sessão do Supremo Conselho de 1968 na cidade de Washington, D.C. seja realizado um Congresso DeMolay adicional constituído por dois membros da Ordem DeMolay de cada jurisdição e que sejam organizados de acordo com 2 planos que exigiriam uma número de comissões paralelas que tratam de assuntos paralelos ao Supremo Conselho. O número de comissões apropriadas serão determinados pelo Grande Mestre. Que essas comissões devem ter Consultores escolhidos por seus homólogos no Supremo Conselho e que os assuntos que venham a ser encaminhados para a ação deste Congresso não teriam nenhum efeito oficial vinculante, mas serviriam de fórum educacional por esses representantes das diversas jurisdições. Esta comissão sugere ainda que lhe seja atribuída a responsabilidade de auxiliar nesta organização com a ajuda e assistência do pessoal administrativo do Supremo Conselho.”

 

Durante o Congresso internacional há um banquete com o nome de Newburry Luncheon, nome de um Soberanos Grande Comendador do REAA que financiou e “criou” o Gabinete Internacional da Ordem DeMolay e durante um desses banquetes, eu tive a grata satisfação de receber o título de Secretário do Congresso Honorário (Mestre Conselheiro Internacional Adjunto honorário) do Gabinete Internacional da Ordem DeMolay

Certificado Secretário do Congresso Honorário

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar esses HTMLs e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.