Mudanças de Idade na admissão a Ordem DeMolay

Mudanças de Idade na admissão a Ordem DeMolay

A Ordem DeMolay sofreu muitas mudanças conforme a necessidade ia aparecendo, mudanças essa que iam desde os nossos rituais, as regras, regulamentos e como é o caso desse post, a idade para admissão na organização. Agora, leia a matéria para entender o que motivaram essas mudanças e como foi a reação de parte dos membros da Ordem.

The DeMolay - O DeMolay - Revista

A primeira declaração escrita sobre a idade dos membros foi impressa na edição de novembro de 1919 de “O DeMolay” — a primeira publicação da Ordem. No primeiro parágrafo, afirma:

“No início da primavera de 1919, uma grande e maravilhosa ideia, concebida na mente de Frank S. Land, secretário social dos Órgãos do Rito Escocês de Kansas City, tomou forma na Ordem DeMolay. A Ordem foi organizada com o objetivo de reunir os jovens de Kansas City, entre as idades de dezesseis e vinte e um anos, em algum tipo de associação para seu aprimoramento moral, social, físico e mental”.

Isso foi antes que o Grande Conselho fosse formado, e foi um acordo dos membros do primeiro Conselho Consultivo do Capítulo No. 1 de Kansas City, mais tarde conhecido como O Capítulo Mãe do Mundo.

O próximo registro escrito, e a primeira declaração legal, veio quando Land solicitou a incorporação no estado de Missouri, equivalente a abertura de uma empresa no Brasil. A petição do decreto de constituição pró-forma foi concedida pelo Tribunal em 27 de março de 1926, arquivada e registrada pelo Secretário de Estado. A duração da Corporação foi inicialmente fixada em cinquenta 50 anos que posteriormente foi prorrogada de forma vitalícia. Os estatutos incluíam esta definição:

“A Associação é criada com o propósito de formar uma perfeita união fraterna, estabelecer ordem e tranquilidade, prover e promover o bem-estar geral e servir aos melhores interesses da Ordem DeMolay em todo o mundo; o propósito adicional do Grande Conselho da Ordem DeMolay é promover o bem-estar social e moral dos jovens entre 16 e 21 anos; ensinar o dever para com Deus, o próximo e o eu; exigir de cada um uma vida limpa, alto respeito pelos pais, deferência à feminilidade, amor à pátria e às instituições livres; e fazer todas e quaisquer coisas necessárias e apropriadas para desenvolver a juventude em uma humanidade inteligente, moral, auto-sustentável e cumpridora da lei. A fim de alcançar os resultados acima, é o propósito do Grande Conselho da Ordem DeMolay organizar capítulos locais de meninos com idades entre 16 e 21 anos em todas as partes do mundo, usando os métodos que são e foram até agora usados ​​pelo Grande Conselho da Ordem DeMolay, uma associação voluntária.”

 

Em um esforço para envolver os meninos mais novos em um programa que reafirmassem as promessas da Ordem DeMolay, o Grande Conselho formou a Ordem de Cavalheirismo em 1928 e antes de continuar falando sobre o assunto, vamos entender dois termos sinônimos em inglês: Knighthood e Chivalry. O primeiro, é o termo que traduzimos para nossa Ordem da Cavalaria, derivado do inglês antigo. O segundo termo, é derivada do Francês, Chevalier, e significa os ideais, virtudes ou características de um cavaleiro. Ordem de Cavalheirismo (em uma tradução livre) ou Ordem de Cavalaria, são essencialmente sinônimos. Voltando a falar da Ordem de Cavalheirismo que havia mencionado, era um programa para Cortes e de natureza social, para meninos de 13 a 15 anos e até um ritual com um grau foi escrito por Frank Marshall. Em 1931, apenas 18 cortes haviam sido estabelecidas e, com o advento da Grande Depressão da década de 1930, o programa foi encerrado por falta de apoio e promoção. Pode-se deduzir que a intenção da criação dessa organização, era para acomodar e preparar aquele jovens que infelizmente não tinham a idade mínima para ingressar na Ordem DeMolay

 

A Décima Quarta Sessão Anual NÃO foi realizada devido à grande depressão. A Comissão Executiva (como se fosse a Diretoria Executiva no Brasil) se reuniu em um Hotel. Por ação formal da Comissão Executiva, a Constituição e Estatutos do Grande Conselho da Ordem DeMolay foi alterada da seguinte forma:

Idade de iniciação reduzida para 15 anos.

Título de “Grande Mestre Conselheiro” alterado para “Grande Mestre”.

Título de “Grande Escrivão” alterado para “Secretário Geral”.

A 23ª Sessão Anual também não foi realizada devido a guerra e restrições governamentais a grandes reuniões. Apenas uma reunião da Comissão Executiva foi realizada em um Hotel em Nova York.

Frank Land chamou atenção da Comissão Executiva e discorreu sobre uma votação que aconteceu por correios no mês de dezembro, aprovando a redução do limite de idade para iniciação da Ordem DeMolay para 14 anos de idade durante a guerra. Foi deixado opcional, no entanto, para o Membro Ativo (nesse caso estamos falando do colar dourado) ou Deputado em cada jurisdição, optar por essa redução, devido a esse quesito opcional quanto a idade mínima de ingresso, a idade para ingressar na Ordem DeMolay foi diferente em todo o país por um período de 29 anos.

Embora o recrutamento de novos membros tenha sido alto durante o aniversário de 50 anos da Ordem DeMolay, as tendências anti-establishment do final dos anos 60 e 70 não serviram bem a Ordem DeMolay. A rejeição geral dos valores tão tradicionais sustentados pelo programa DeMolay, perpetuados pela cultura pop e promovidos por todas as mídias (cinema, teatro, televisão, revistas, música etc.) provou a necessidade de mais uma redução de idade. Durante a 51ª Sessão Anual em março de 71, a idade de iniciação foi reduzida para 13 anos, novamente, a critério do Oficial Executivo (equivalente ao Grande Mestre Estadual no Brasil), e em caráter experimental até 30 de junho de 73. Os Capítulos, no entanto, apoiaram a oportunidade de recrutar membros aos 13 anos.

Uma nova e última mudança foi feita para incluir TODOS os alunos do ensino médio.

Após inúmeras tentativas de revisar as Regras e Regulamentos para diminuir a idade, em 96, na 76ª Sessão Anual, o Supremo Conselho adotou um programa pelo qual o Grande Mestre poderia renunciar a qualquer seção das Regras e Regulamentos “para ajudar a apoiar o crescimento de membros”. As isenções terminariam com o mandato do Grande Mestre que as emitiu. Muitas jurisdições, mas não todas, solicitaram uma isenção da idade mínima de iniciação, para permitir a aceitação de crianças de 12 anos. Não demorou muito para que o experimento levasse a uma solução mais permanente.

Em 97, durante a Sessão Anual, as Regras e Regulamentos foram alterados para aceitar petições de crianças de 13 anos ou de 12 anos que concluíram a 7ª série.

Em 99, também durante a Sessão Anual, as Regras e Regulamentos foram alteradas para aceitar petições de todas as crianças de 12 anos. Algumas jurisdições resistiram a isso por um tempo, mas agora, as crianças de 12 anos são um importante mercado de recrutamento para capítulos.

Com o estabelecimento formal do Programa de Escudeiros para crianças de 9 a 11 anos em 2015, no qual eu estive presente durante a votação em Orlando, Florida, é improvável que a idade de iniciação seja reduzida novamente.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar esses HTMLs e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.