Dad Land: Radio Star

Dad Land: Radio Star

Durante os primeiros anos da Ordem DeMolay, a organização deu um salto absurdo em todos os sentidos, seja em membros, em suporte e apoio por parte dos corpos da maçonaria, ou seja pelo alcance na sociedade. Um desses alcances gigantescos, pode ser observado pela participação de Frank Land na rádio de Kansas City, como explica o texto abaixo. Pode até parecer coisa corriqueira nos tempos de hoje, mas vejam a descrição tenham a dimensão do que foi a entrevista de Land nessa ocasião.

Na sexta-feira, 10 de abril de 1925, F. Scott Fitzgerald publicou “The Great Gatsby” (romance literário americano “O Grande Gatsby”). Mas, naquele mesmo dia, o mundo DeMolay foi mais afetado e, na verdade, surpreendeu ao encontrar seu Fundador de perto e pessoalmente, enquanto “tio” Frank S. Land foi às ondas de rádio para se dirigir aos membros de sua Ordem por todo o país. Nós não pensamos nisso como sendo muito espetacular, hoje, mas em 1925, foi uma experiência de alta tecnologia!

Considere isso: a primeira transmissão de rádio aconteceu em algum momento em 1920. Geralmente, ela é creditada à KDKA em Pittsburgh em 2 de novembro de 1920. A quem essas estações pioneiras transmitiram? “Hobbystas”, principalmente, que estavam construindo seus próprios rádios de cristal. Os rádios de cristal não precisavam de eletricidade para captar um sinal de rádio de frequência média, mas também não conseguiam amplificar o sinal, então os proprietários tinham que ouvir com os fones de ouvido. Poucas famílias possuíam uma rádio em 1920, e em 1921 havia menos de 40 estações transmitindo qualquer coisa em todo o país na banda AM. Em meados de 1922, entretanto, a “mania do rádio” havia começado e havia centenas de estações individuais transmitindo programas locais. As famílias economizaram seu dinheiro para fazer uma grande compra – US $ 75 (ou o equivalente a US $ 978 em 2018) – para um console de rádio com um sintonizador e um alto-falante que todos pudessem ouvir. E eles se reuniam todas as noites para ver o que podiam encontrar no rádio.

A estação local em Kansas City era a WDAF – afiliada ao jornal Kansas City Star, onde o “tio” Frank Marshall trabalhava. Um programa noturno foi impresso no jornal local, mas se eles “surfassem” nas ondas de rádio, eles poderiam encontrar sinais fortes de lugares tão distantes quanto o Havaí e Londres. Da mesma forma, o WDAF era uma das estações mais fortes e podia transmitir para todos os 48 estados. Mas apenas os moradores sabiam o que estava no programa noturno. Isso foi antes das estações de rádio serem organizadas em redes – isso não aconteceria por mais um ano, e em 1927, a NBC tinha duas redes nacionais, a CBS tinha uma, e a Mutual Broadcasting System tornou-se a quarta. Com uma rede nacional, os melhores programas locais poderiam ser transmitidos pelo país pelas estações mais fortes, e os cronogramas nacionais poderiam ser publicados.

Quando foi anunciado que o “tio” Land estaria sendo transmitindo entre 8 e 9:30 da noite de sexta-feira, era um formato aceito que seria feito em conjunto com um concerto de música popular, onde a orquestra tocaria uma música de 5 minutos e o convidado seria entrevistado por um período de tempo similar, alternando para aquela hora e meia de transmissão.

G.B. Sykes, o Diretor de Publicidade do Grande Conselho, enviou uma notificação a cada Conselheiro do Capítulo DeMolay dizendo-lhes para sintonizar o sinal de transmissão a 365,6 metros (820khz). Naquela época, os sinais de rádio eram referidos em metros, mas as designações hertz logo tomaram precedência. A força da estação foi de 500 watts e, em 6 meses, duplicou para 1.000 watts! Havia 1420 Capítulos DeMolay naquela época, em todos os 48 estados, e essa foi uma oportunidade incrível de alcançar toda a Ordem em uma noite, incluindo os DeMolays na Frota de Navios de Batalha implantados no Oceano Pacífico! (já falamos sobre isso no episódio sobre Pear Harbour aqui no blog).

Infelizmente, não temos ideia do que “Dad” Land disse naquela noite, mas você pode imaginar a pressão que ele deve ter sentido para dizer exatamente a coisa certa para CADA DeMOLAY no mundo, se eles tivessem escolhido ouvi-lo. Abaixo, você pode ler a carta de notificação e ver alguns recortes de jornal, colocados em cima do comunicado de imprensa original anunciando a transmissão.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>