A Morte de Frank Sherman Land

A Morte de Frank Sherman Land

Antes de falarmos sobre esse marco na história da Ordem DeMolay, eu gostaria de aproveitar esse momento e dividir com vocês a informação sobre o site Paramaçonaria que é voltado para divulgação da Ordem DeMolay, maçonaria e suas organizações afiliadas. Há um tempinho atrás eu dei uma entrevista por lá e o Jornalista, o irmão Lucas Azevedo, mantém o site com atualizações diárias de tudo relacionado ao mundo DeMolay e Maçônico, vale a pena dar uma olhada.

Agora, sobre a morte de Frank Land, a manchete da edição de dezembro/janeiro de 1960 do DeMolay Cordon trouxe o que melhor representava o sentimento da notícia: “A morte do Tio Land é um choque para todos”. Isso porque ninguém esperava. A ausência dele representou uma lacuna muito grande em uma organização em que todas as grandes ideias antes de vigorar passava por sua aprovação, modificação, rejeição ou implementação. Ele tinha 69 anos, era saudável e cheio de energia, incomodado apenas por uma artrite progressiva que dificultava bastante suas viajens e até mesmo andar alguns quarteirões de seu apartamento até o escritório da DeMolay. No dia 3 de novembro, ele acordou depois da meia-noite com muita dor e às 2h30 uma ambulância o levou para a sala de emergência do Hospital. Ele foi internado, sofrendo de edema pulmonar, uma condição de fluido nos pulmões que é muito mais fácil de diagnosticar e tratar hoje, mas provavelmente foi causada por insuficiência cardíaca congestiva. Sua condição de saúde melhorou, mas logo depois piorou e, em 8 de Novembro, às 22h22, quando ele atravessou os umbrais para seu descanso eterno, sua esposa e irmã o ouviram sussurrar: “É o começo”.

Em 9 de novembro, todos os Capítulos foram ordenados a cobrir seus altares de preto, de acordo com os costumes maçônicos de sua jurisdição de origem. Os serviços fúnebres foram realizados na quinta-feira, 12 de novembro, na Igreja Cristã Country Club, com mais de 1000 pessoas presentes. Uma breve explicação sobre os costumes Americanos, é que aqui os enterros ocorrem geralmente dentro de uma a duas semanas após a morte da pessoa. Em caso de uma cremação, as famílias podem optar por esperar por quanto tempo quiser, mas geralmente acontecem dentro de um mês. O Ex presidente Harry Truman foi um dos carregadores honorários do caixão de Land, aquelas pessoas que são escolhidas pela família para acompanhar o cortejo e andar atrás dos que ativamente carregam o caixão. Uma sessão especial do Supremo Conselho foi realizada em Kansas City no dia seguinte ao funeral, apenas para estabelecer algumas orientações básicas. Um pouco mais de 5 meses depois, a esposa de Land de 47 anos, Nell, morreu em 23 de abril de 1960.

Durante sua vida, começando no início da história da Ordem, circularam rumores de que Frank Land lucrou com as vendas de joias, roupas e produtos DeMolay, e que ele ficou rico com isso. Mas essa foi uma acusação totalmente falsa. A verdade é que sua riqueza pessoal veio através do papel de CEO que exerceu e portanto era bem pago por isso, como em qualquer outra grande corporação de sócios. Seu envolvimento com a Ordem foi tão essencial para seu crescimento e sobrevivência quanto Elon Musk é essencial para Tesla e Mark Zuckerberg é para o Facebook.

E aqui é um tema polêmico que eu costumo debater quando falo sobre a adminsitração da Ordem DeMolay. A maior parte dos membros tem aversão quando eu digo que a Ordem DeMolay deve ser administrada como um negócio. A verdade é que apesar de ser uma organização sem fins lucrativos, a Ordem DeMolay precisa dar resultados, e esses resultados podem aparecer de várias formas e a principal delas é o aumento de membros, pois trata-se de uma organização de adesão ou admissão de novos membros. Consequentemente isso gera uma receita, que deve ser bem administrada. A Base se beneficia da parte fraternal da instituição e a administração é profissional o bastante para administrar os negócios da Ordem DeMolay de forma a obter resultados. A Ordem DeMolay no Brasil é uma organização nacional, milionária e sem fins lucrativos. O DeMolay Internacional por sua vez, é uma organização milionária, internacional e sem fins lucrativos, ambas devem

Frank Land viveu confortavelmente em uma casa grande e, mais tarde, em um apartamento bem mobiliado com sua esposa. Ele tinha um motorista particular para seu carro. Ele era membro de um clube de elite privado em Kansas City, da sua cidade natal e do Chicago Club em Chicago. Ele estava sempre vestido impecavelmente com roupas bem feitas e sob medida. Ele conseguiu arcar com as despesas da campanha e servir como Potentado Imperial do Shriners da América do Norte. Seu testamento depois de executado e após o recebimento de $ 230.000 em seguro de vida, e as despesas de $ 72.343 terem sidos pagas, seu patrimônio líquido foi de $ 195.060, equivalente a cerca de $ 1,7 milhões hoje, e na cotação do dólar a R$4.80, seria o equivalente a R$8.160.000,00. O dinheiro foi colocado em um fundo para cuidar de sua mãe, sua esposa, sua irmã e sua meia-irmã, e depois que todos faleceram, ficou estabelecido a Fundação Frank S. Land para beneficiar a Ordem DeMolay.

Frank S. Land era estimado e amado por todos que o conheciam e respeitado por todos que o conheciam. Isso é melhor demonstrado por estas palavras de um editorial do Kansas City Star após sua morte: “Raramente um homem e, certamente, nenhum outro habitante de Kansas City, teve um papel de associação tão distante de seus semelhantes… Frank Land exerceu essa influência de uma maneira que de forma alguma se encaixa na impressão usual de um líder de milhões. Silencioso, completamente despretensioso… Mas desse jeito tranquilo veio a faísca capaz de inspirar as melhores ambições de jovens e adultos. Foi combinado com uma capacidade executiva prática que traduziu as aspirações da juventude em uma organização mundial, o primeiro grande novo desenvolvimento a sair da Maçonaria em 200 anos.”

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar esses HTMLs e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.