Iniciação mundial e os primeiros capítulos

Iniciação mundial e os primeiros capítulos

Hoje nós vamos falar sobre os primeiros capítulos da Ordem DeMolay e a iniciação mundial que ocorre hoje, dia 1 de abril de 2019, em alusão ao primeiro relato de uma reunião DeMolay da história, há exatamente 100 anos atrás. A reflexão que fica acerca da história da Ordem DeMolay é que existem relatos de memórias de nossa instituição e fatos escritos sobre ela, que não podemos renegar. O dia 1 de abril é considerado o “nascimento” da ordem DeMolay, vamos configurar assim, pois é a data da emissão da carta temporária do capítulo mãe e onde foram encontrados os primeiros relatos escritos de uma reunião DeMolay propriamente dita. Leiam abaixo sobre a criação do capítulo mãe, os outros dois capítulos subsequentes e uma projeção sobre como viria a se desenvolver a expansão da Ordem DeMolay.

Há uma impressão criada por alguns relatos históricos da DeMolay de que o segundo capítulo da Ordem DeMolay foi estabelecido em Nebraska, mas isso não é bem verdade. De acordo com registros oficiais, o processo criado para estabelecer novos capítulos sempre incluiu a emissão de Cartas Temporárias, antes da concessão de uma Carta Permanente. A Carta Temporária número 1 foi emitida para o Capítulo de Kansas City (mais tarde conhecido como o Capítulo Mãe do Mundo, ou simplesmente, Capítulo Mãe). Os registros mostram que a Carta Temporárias Nº 1 estava data de 1 de abril de 1919.

Carta temporária de número 2 foi emitida pouco mais de um ano depois, em 7 de abril de 1920, para o Capítulo em Trenton, Missouri, e aquele capítulo foi instituído na mesma data.

Dr. Zoro Dennis Clark

Um mês depois, o terceiro capítulo a ser instituído foi em Omaha, Nebraska, em 8 de maio de 1920, com sua Carta Temporária sendo emitida na mesma data. A confusão sobre a 2ª e a 3ª é provavelmente porque esta se tornou a 2ª jurisdição maçônica a adotar o programa DeMolay. Este não foi um desenvolvimento insignificante para a Ordem, porque uma vez que tenha sido aceita fora do Missouri a Ordem DeMolay se tornou um negócio muito maior, com a chance de se tornar uma organização nacional. Não há dúvida de que o tio Frank S. Land compreendeu essa possibilidade e cultivou um relacionamento com o Dr. Zoro Dennis Clark, um proeminente dentista de Omaha, Nebraska. Clark era um proeminente maçom do Rito Escocês do 33º Grau, e um praticante da fé da Ciência Cristã, que provavelmente raciocinaria que Land, também um cientista cristão durante toda a vida, estava ligado a ele. Clark ficou muito intrigado com a ideia da Ordem DeMolay e fez várias viagens a Kansas City para testemunhar os graus. Em última análise, o time de grau de Kansas City foi levado para Omaha para conferir os graus em 67 novos jovens membros.

Até mesmo Gorman McBride, o primeiro Mestre Conselheiro, diria que eles “viajaram para Omaha para estabelecer o segundo Capítulo”, mas é provável que eles se lembrem dessa forma porque os garotos de Trenton Missouri (95 milhas a nordeste de Kansas City) foram iniciados em Kansas City e, em seguida, foram feitos membros de seu novo capítulo. Na verdade, o Capítulo de Kansas City acabaria por se dividir em muitos capítulos na área da grande Kansas City, por isso não foi tão importante para os rapazes que começaram o Capítulo original. Mas as viagens pelo país teriam um grande impacto nesses jovens. McBride diria mais tarde que o time de grau foi levado para Pittsburgh, Kansas; St. Louis, Missouri.; Denver, Colorado; e New York City, onde conferiram os graus no palco da famosa Metropolitan Opera Company. Coisas incríveis para qualquer menino do meio-oeste, e cada viagem estabeleceu uma nova jurisdição, então ele pode ser perdoado por possivelmente distorcer um pouco os detalhes sequenciais!

Um ano depois, em 7 de março de 1921, o Dr. Zoro Clark foi eleito para o Grande Conselho. Em 1925, Clark estava sob contrato com o Grande Conselho como instrutor de ritual, mas em um ano o contrato foi cancelado. Em 1930, Clark mudou-se para West Palm Beach, na Flórida, e em 1931-32 seu filho serviu como Capelão Estadual no estado da Flórida. Clark morreu em 1934, mas seu impacto na Ordem DeMolay continua a reverberar em toda a Ordem até hoje.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>