Quando nossas queridas tradições foram meramente inovações

Quando nossas queridas tradições foram meramente inovações

Ainda tomando forma, a Ordem DeMolay passou por vários ensaios, sejam eles na ritualística, na administração, no grupo de garotos e até mesmo em sua organização como clube, conselho e ordem. Esse relato, nos elucida sobre alguns assuntos que ou tiveram explicações sucintas ou simplesmente a história se encarregou de nos deixar sem respostas. Vejam informações sobre as primeiras atas da Ordem DeMolay.

A ata da reunião de 15 de abril de 1919, registra uma ação simples, mas provavelmente muito significativa. “Sr. Land discutiu o propósito geral e a condução do capítulo ”. Este é o primeiro uso da palavra “capítulo” para descrever seu clube.

Foi também no dia 15 de abril que o título de “Irmão” foi registrado pela primeira vez na ata das reuniões. Esta foi a reunião em que os títulos dos oficiais foram alterados.

Na reunião de 22 de abril, a grafia de “D-e-M-o-l-a-y” tornou-se o título aceito do grupo, em vez de DeMolai. Também em 22 de abril, foi registrada a primeira ação para aprovar as atas das reuniões anteriores. 22 de abril é também a data do primeiro registro de uma oração sendo oferecida para abrir uma reunião.

Na ata de 29 de abril, o grupo foi novamente chamado de Conselho DeMolay. Também naquela ata é a primeira menção do “Conselho dos Dez, nomeado pelos corpos do Rito Escocês de Kansas City, Missouri, para atuar como assessores do Conselho DeMolay”. Foi ainda relatado que estes conselheiros estavam pagando uma contribuição anual de U$ 5.00 cada diretamente ao Capítulo. Este foi também o primeiro encontro para registrar que uma oração de encerramento foi oferecida pelo Capelão, e foi a primeira vez que o “Sr.” Land foi chamado de “Irmão” Land.

A reunião de 6 de maio foi adiada porque o corpo patrocinador estava realizando sua “Convocação de Primavera” e o Rito Escocês precisava de todo o prédio para seus trabalhos.

Em 13 de maio, um Editor-Chefe foi eleito para criar um boletim informativo mensal ou publicação.

No dia 27 de maio, os meninos aprovaram uma moção para estabelecer um “dia do hospital” regular para que um hospital seja visitado naquele dia, todos os anos. Seria a primeira menção do conceito de um dia obrigatório.

Em 17 de junho, o novo corpo de oficiais foi formalmente instalado, com a adição de um primeiro e segundo diácono e um primeiro e segundo mordomo. Curiosamente, não houve menção prévia de uma eleição de oficiais na ata. A Ata de 24 de junho inclui a primeira menção da “palavra do dia” sendo coletada. Essa data também incluiu a primeira nomeação da Comissão de Petição, por High School.

Nessas primeiras atas, foram constituídas comissões de 1 a 3 membros para ações ou eventos específicos, mas em julho havia algumas comissões com responsabilidades mais amplas. Todas as comissões consistiam de três membros, e incluíam o seguinte: Comissão de Programa, Comissão de Reclamações, Comissão de Acampamento, Comissão de Dança, Comissão de Dia de Hospital, Comissão de Entretenimento Externo, Comissão de Entretenimento Interno, Comissão de Finanças, Comissão das Flores, Comissão de Correspondência e a Comissão de Doentes.

No dia 12 de agosto foram adotadas duas moções, uma frívola e outra profunda. A Comissão de Entretenimento Externo informou sobre um passeio no Electric Park durante a Mardi Gras Week. “Irmão. Boxley disse que todos os membros que compareceram usavam calças brancas ”. Mas um momento decisivo para a Ordem DeMolay veio quando uma carta para o Conselho foi lida pelo juiz Alexander G. Cochran, Soberano Grande Inspetor Geral do Rito Escocês no Missouri. O que estava nessa carta não sabemos, mas foi imediatamente “seguido de uma breve fala do irmão Land. Ele sugeriu que o conselho fizesse uma oração silenciosa às nove horas para as crianças pequenas e para os idosos na Casa Maçônica em St. Louis. ”

Em 19 de agosto, foi estabelecido um procedimento para atestar um irmão que não tinha a palavra do dia.

02 de setembro relatou a primeira instância de um peticionário menor de idade. Também trouxe um relatório dizendo que “O Capelão liderou a Interpolação das 9 horas” transformando a oração silenciosa em uma oração formal que diferencia a DeMolay de qualquer outra organização juvenil.

9 de setembro trouxe a primeira referência a 15 irmãos sendo “iniciados” no Conselho, o que provavelmente significa “jurar” naquele momento, porque o ritual ainda estava sendo refinado e ensaiado neste ponto. Não há registro oficial de que os membros originais sendo “jurados”, exceto por uma lembrança relatada em “Hi, Dad!” que todos os membros receberam as suas obrigações durante o verão, 4 de cada vez, antes que o restante do ritual fosse escrito. 09 de setembro poderia ter sido um “ensaio geral” para a grande atuação no final do mês. Nós simplesmente não sabemos com certeza. Os novos oficiais foram instalados e pela primeira vez incluíram 7 preceptores.

O dia 27 de setembro foi o ponto culminante desse período inicial do desenvolvimento de nossa “cultura” DeMolay de práticas costumeiras e tradicionais com a primeira apresentação dos graus oficiais da DeMolay. Esta reunião especial de sábado foi chamada de “Primeira Convocação de Setembro”. Começou com uma reunião às 10h45. O almoço foi servido às 13:00 horas “pelas amigas de membros DeMolay”. Em seguida, o grau de Iniciação foi apresentado a uma turma de 34 novos membros. A ceia foi servida pelas amigas às 18:30 e, em seguida, o grau DeMolay foi conferido às 20:00. A reunião é suspensa às 23 horas. Não foi até a Ata de 11 de novembro que o termo “Ordem DeMolay” entrou no registro oficial das reuniões.

  1. A Ata das reuniões do Conselho DeMolay não tem muitos detalhes, e sugere que eles só gravaram ações, e não discussão. Você acha que estas atas são boas ou não? Quantos detalhes devem estar nas atas das reuniões?
  2. A progressão de uma reunião do clube para a Ordem que agora desfrutamos não está claramente registrada na Ata, ou no livro da história, “Hi, Dad!” Por que eles não mantiveram um registro detalhado e cuidadoso do que estava acontecendo?
  3. Você acha que os membros estavam focados no crescimento futuro, ou eles estavam apenas se divertindo com esportes, danças, piqueniques e outras atividades divertidas?
  4. Quando você acha que os membros entenderam que o que eles estavam fazendo era muito maior do que apenas um pequeno clube de amigos?

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>