DeMolay Internacional chega ao Equador e mais!

DeMolay Internacional chega ao Equador e mais!

A Ordem DeMolay está em franca expansão pela América do Sul. Em quase todos os países que comportam a organização, a Ordem DeMolay oportuniza jovens de 12 a 21 anos uma juventude saudável e prósperas com programas que transformam nossas lideranças futuras.

Na última semana entre os dias 6 e 15 de abril, estivemos presente no país vizinho, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, Bolivia. Na ocasião, estivemos presente em três reuniões DeMolays, sendo elas uma convocação da cavalaria com a instalação da diretoria da corte de chevaliers da cidade, na presença dos oficiais executivos da Bolivia, Roberto Lara Vargas, do Oficial Executivo da Argentina o irmão Jorge Quintanilla que mora na cidade de La Paz, o representante da região 9, tio Luiz Kieling e o Past Grande Mestre Internacional e presidente da Comissão de Relações Internacionais, Steven Crane (tendo como seu vice o tio Kieling).

A convocação contou com irmãos de diferentes capítulos. A Parte interessante é que o prédio, ou casa como eles chamam, é um local construído somente para DeMolays inicialmente e posteriormente utilizado por todas as organizações para maçônicas (Garotas do Arco Íris, Filhas de Jó e Estrela do Oriente). A Construção foi custeada pelo fundador da Ordem DeMolay na Bolivia, Juan (carinhosamente chamado de Juanito pelos irmãos) que estava conosco no momento.

Em seguida nos dirigimos a Grande Loja Distrital de Santa Cruz de La Sierra, um condomínio maçônico com vários andares, contendo 11 templos maçônicos e salas para jantares, um verdadeiro prédio maçônico com múltiplas reuniões acontecendo ao mesmo tempo. Lá pudemos assistir a cerimônia pública após a  iniciação do capítulo e ver o porque que a Ordem DeMolay boliviana é a jurisdição que mais cresce na Ordem DeMolay Internacional.

Na terça feira, fomos recebidos no capítulo para uma cerimônia de apresentação de visitantes e cerimonia das bandeiras, desenvolvida especialmente para apresentar todos os estados da Bolivia de forma a colocá-los sobre a égide da Ordem DeMolay exaltando o patriotismo e o orgulho de ser Boliviano, os membros do capítulo estiveram muito felizes em realizar a cerimônia pela primeira vez.

DeMolay International Bolivia Ayacucho DeMolay International Bolivia Ayacucho DeMolay International Bolivia Ayacucho DeMolay International Bolivia Ayacucho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na quarta feira, dia 11, iniciamos nossa participação na Assembléia Geral da CMI, como o evento é voltado para as obediências maçônicas, nosso papel foi somente de nos aproximarmos das obediências de forma a incentivar a expansão da Ordem DeMolay. Para a nossa grata surpresa, o Equador, que já havia entrado em contato e que internamente estavam se organizando para receber a Ordem DeMolay, marcou uma reunião para conversar e entender o processo de abertura de capítulo. O que na verdade aconteceu, foi que o Equador já havia realizado todos os passos anteriores e estavam com documentação pronta para solicitar permissão ao DeMolay Internacional para a abertura, portanto, 24 garotos já estão prontos e interessados para abrir o capítulo Cavaleiros de Quito junto com seus 8 consultores na maior brevidade.

A Parte interessante disso, é que, segundo informações do DeMolay Internacional, o próximo Grande Mestre Internacional Boyd Patterson não permitirá abertura de novas jurisdições com menos de três capítulos ativos e aquelas jurisdições abertas nessa condições, deverão se consolidar com outras jurisdições próximas. Assim, o primeiro capítulo do Equador deverá ser parte da jurisdição Peruana, capitaneada pelo irmão José Mitas.

DeMolay Equador

Outras boas notícias é a de que, ao menos em conversas, a Colômbia através da Grande Loja com sede em Bogotá (a Colômbia possui 6 Grandes Lojas), irá se esforçar para realizar iniciações tão logo tiverem fomentado a Ordem DeMolay no país. Outro país interessado, porém sem posição oficial é Portugal, que levou informações para a Grande Loja decidir sobre a questão e possivelmente começar com capítulos naquele país.

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar esses HTMLs e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>