A Oração do Reverendo Herbert Ewing Duncan

A Oração do Reverendo Herbert Ewing Duncan

Hoje é um dia especial para todos nós DeMolays e neste dia, tentamos de uma forma singela, reverenciar a memória de Frank S. Land. Se o título não te chamou atenção, pare para pensar novamente, você certamente irá se recordar de uma das publicações mais famosas e importantes da Ordem DeMolay, me arrisco a dizer que depois do ritual, ela seja o maior guia de nossa Ordem. Trata-se do “Hi, Dad“, que cito aqui, pois a oração que vocês terão acesso foi proferida pelo mesmo autor do livro, amigo pessoal e muito próximo da vida de Frank Land, reverendo Herbert E. Duncan.

Confesso que nunca encontrei uma publicação com essa oração e talvez o conteúdo desta publicação seja algo totalmente novo na literatura em português de nossa Ordem.

Contextualizando o momento, estamos em março de 1961 na cidade de Victoria B. C. no Canadá, dois anos após a morte de Land, na oportunidade do Congresso Internacional da Ordem DeMolay (41ª sessão anual). Curiosidade histórica, essa foi a primeira vez que o congreso fora aberto com uma oração sendo proferida pelo próprio Grande Capelão, que voou de Kansas City até Victoria para participar do evento.

Oração de abertura:

 

Deus Eterno, nosso Pai Celestial, que está no meio de toda a beleza desta grande comunidade, esta grande e adorável cidade que reunimos para realizar o encontro do Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay. Não podemos nos reunir hoje sem o sentimento de lembrança dos mais de dois anos que vimos jovens em todas as nações do mundo se ajoelharam diante do altar e prometeram sua alegação a Deus, ao seu país e aos grandes elementos que sempre fizeram que a nossa juventude crescesse com dignidade.

Nós vimos centenas de milhares de jovens como eles usarem bravamente a Coroa da Juventude e amadurecerem para a vida adulta. É uma bênção que a Ordem DeMolay tenha chegado a uma geração, e agradecemos que nós, como homens, possamos participar e que possamos ter uma lembrança de quem fundou a Ordem, seja um impulso contínuo para nós; que sua compreensão, sua qualidade de trazer o melhor dentro de cada um possa ser um guia sempre no futuro.

Que essa memória nunca seja algo que nos retarde, e que sentíssemos que a DeMolay tenha ficado no passado, mas sim que seja um incentivo para nos guiar na plenitude dos tempos; que a DeMolay seja um desafio contínuo para qualquer geração que ela sirva, qualquer país em que ela esteja, ou sob qualquer bandeira uma reunião seja realizada. E agradecemos a Ti pelo ano passado, o ano da mudança e da transição, e o ano do trabalho árduo, e agradecemos a Você a capacidade e a habilidade da liderança que nos foram dadas pelos oficiais deste grande Conselho.

Que você esteja conosco agora, nos dias em que nos reunimos, que possa ser uma inspiração contínua de tudo o que é bom, verdadeiro e belo, adorável e amável e cheio de visão de tudo o que pode ser. Que descanse suavemente sobre nós, pois estamos no tempo da Páscoa da Fé Judaica. Que essa ternura e aquele amor e esperança de uma contínua ressurreição e uma continuação de uma boa marca motive cada reunião que seja realizada; cada decisão tomada; e que seja um farol para nós como Frank Land gostaria que fosse, por enquanto e sempre, porque pedimos em nome dos Grandes Santos, os Mártires, os homens cavalheirescos de todos os tempos.

Amém.

 

Hoje cada Chevalier tem seu dia de obrigação. A principal missão é conseguir entender que o Chevalier é o construtor da Ordem DeMolay. Somos Consagrados para que continuamente possamos levar os ensinamentos da Ordem DeMolay aos jovens ao longo de nossas vidas e como disse Duncan sobre a memória de Land “Que essa memória nunca seja algo que nos retarde, e que sentíssemos que a DeMolay tenha ficado no passado, mas sim que seja um incentivo para nos guiar na plenitude dos tempos”, que possamos seguir e continuar o legado de nosso fundador.

Um forte abraço,

 

Alan Kelvin e Ederson (Karate) Velasquez!

Comentários ( 3 )

  1. Rui G. Ghellere
    Espetacular...
  2. Igor Leitão
    Fantástico...
  3. Kaio
    Espledoroso...

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar esses HTMLs e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>