Tributo em memória a Frank Land

Tributo em memória a Frank Land

Estamos fazendo uma viagem de volta a 1960. Hoje começamos uma série histórica de muitas informações. É um vasto material de registro histórico de tudo que se passou no Supremo Conselho Internacional até os dias de hoje.

Começamos portanto pelo registro mais antigo, o registro de 1960. Ano seguinte a morte de Frank Land, esse documento mostra o tributo realizado por Chandler C. Cohagen, em Tucson, Arizona em 10 de abril de 1960.

Para contextualizar mais a nossa narrativa, vejamos a lista dos Grandes Mestres Internacionais até o momento deste documento ser publicado.

*Alexander G. Cochran 7 de Março, 1921 – 1 Maio de 1928

John H. Glazier 1 Maio, 1928 – 17 de Março 1931

* Ernest A. Reed 17 de Março de 1931 – 6 de Maio 1933

* Jesse M. Whited 6 de Maio, 1933 – 6 de Abril 1936

* Louis A. Watres 6 de Abril 1936 – 2 de Abril 1937

Chandler C. Cohagen 21 de Março, 1938 – 21 de Março 1939

*Allen M. Wilson 21 de Março, 1939 – 11 de Março, 1940

*Robert D. Williams 21 de Março, 1940 – 10 de Março de 1941

*Elden E. DuRand 11 de Março, 1941 – 9 de Março 1942

*Simon H. Rubel 10 de Março, 1942 – 6 de Março 1944

*William J. Kerr 9 de Março, 1944 – 5 de Março 1945

Harry W. Bundy 5 de Março, 1945 – 5 de Março 1946

*Frank H. Deal 5 de Março, 1946 – 7 de Março 1947

Laurance H. Watres 7 de Março, 1947 – 8 de Março 1948

Bryce B. Smith, 8 de Março, 1948 – 7 de Março 1949

*William R. McKay 7 de Março, 1949 – 6 de Março, 1950

*Egil Steen, 6 de Março, 1950 – 5 de Março 1951

Carl A. Miller 5 de Março, 1951 – 3 de Março 1952

Walter C. Ploeser, 3 de Março, 1952 – 1 de Março de 1954

Malvern Marks 6 de Abril, 1953 – 1 de Março de 1954

Carl W. Gustkey 1 de Março, 1954 – 26 de Fevereiro 1955

Frank H. Thompson 26 de Fevereiro, 1955 – 10 de Março 1956

Robert H. Parker 10 de Março, 1956 – 9 de Março 1957

George M. Saunders 9 de Março, 1957 – 8 de Março 1958

Clarence W. Head 8 de Março, 1958 – 30 de Março 1959

Earl E. Dusenbery 30 de Março, 1959 – 11 de Abril 1960.

* Indica o membro que já era falecido à época dessa publicação.

Uma breve contextualização histórica de fatos que ocorreram na época e nos anos seguintes a estes acontecimentos:

– Em abril de 1960, os Estados Unidos lançam o primeiro satélite meteorológico.

– Em 1964, a IBM lança o primeiro chip de computador.

– Lançamento, em 1960, do primeiro computador eletrônico com disco rígido, o RAMAC 305, pela empresa IBM.

– Em 12 de abril de 1961, o russo Yuri Gagarin torna-se o primeiro homem a entrar no espaço.

– Em agosto de 1961, ocorre a construção do Muro de Berlim.

– Em 3 de janeiro de 1961, os Estados Unidos rompem as relações diplomáticas com Cuba.

– Em 21 de Abril de 1960, a capital do Brasil é transferida do Rio de Janeiro para Brasília.

Os fatos narrados aqui, são frutos de uma pesquisa histórica nos arquivos do Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay.

Memorial para Frank Sherman Land

Feito em Tucson, Arizona

10 de abril de 1960

por Chandler C. Cohagen

 

É um privilégio poder falar em nome de um amigo, sim, mais do que um AMIGO, um IRMÃO por quase quatro décadas. Um privilégio, porque AMIZADE, como LIBERDADE, não pode nem ser comprada e nem vendida, e ainda mais a liberdade, que é frequentemente subestimada e insuficiente apreciada até que esteja fora de nosso alcance. Elogios parecem, em alguns momentos, serem um meio de troca, mas quando usados sinceramente, se tornam um valor inestimável. É com esse espírito que eu falo hoje.

 

A Parte que separa a possibilidade da mediocridade, e brilhantismo da mesmice, é frequentemente muito fina e muitas vezes transparente. As bordas podem se misturar um lado com o outro até que uma verdadeira divisão não seja mais discernida. Mas a divisão entre um dedicado, consagrado homem e um que seja contente em somente seguir, é uma das mais substanciais proporções. Nós estamos aqui para falar de um que viveu nos mais altos planos.

 

Hoje, em Palm Sunday, 1960, nós fazemos este tributo em honra ao nosso irmão Frank Sherman Land. É plausível que devamos compartilhar palmas de respeito por nosso irmão que partiu, que as memórias de sua vida e suas conquistas possam ser as mais perfeitas em nossas mentes. Estatísticas, enquanto importante, não são as coisas mais importantes que podem ser ditas de um grande homem. Nós vamos dar algumas delas, portanto, para demonstrar o perfil desse verdadeiro panorama.

 

Nascido em Kansas City, Missouri em 21 de junho de 1890. Educado em escolas públicas de St. Louis e Kansas City, e no instituto de arte de Kansas City. Ele obteve graus honorários de muitas faculdades e universidades e foi o presidente do conselho diretor de uma escola em Kansas City, Missouri até o momento em que ele passou para o reino da grande luz primordial. Ele foi casado com a Senhora Land em 15 de setembro de 1913 e viveu dentro de uma curta distância do Supremo Conselho Internacional.

 

Nossa sociedade, como cada geração, está em face de uma miríada de problemas. Nós temos notado, através da história dos séculos, como cada era acredita que tenha os maiores problemas de todos os tempos. História, por sua vez, se torna o único juiz e ele aponta o dedo aqueles eventos que parecem ser mais catastróficos que outros. Sem saber, nós ficamos no limiar de um desses períodos em 1914. Nosso irmão estava no mundo dos negócios por quatro anos (1910-1914). Ele estava prosperando, mas ele sentiu que estava vivendo muito para ele próprio e sua família. Ele desejava ser mais prestativo para os outros. O mundo estava próximo a explodir em uma primeira guerra mundial, quando os corpos do Rito Escocês de Kansas City se aproximaram dele. Ele acreditava em Mateus 5:47, “E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais?” Isso marca o início de suas atividades na carreira adulta, em seu trabalho com a juventude. Este espírito dominou todas as suas atividades, pois seus conselhos sobre problemas juvenis foram inspirados por várias raças e credos. Certamente ele fez mais do que “Saudar somente seus irmãos.” Esta atividade com o rito escocês foi de 1914 a 1920, e foi em março de 1919 que a DeMolay se formou. O TEXTO DE OURO da Ordem DeMolay e da vida de Frank Sherman Land pode ser encontrado em Eclesiastes 12:1: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade.” O programa da Ordem é baseado em São Lucas 2:52: “E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.” Mente; Corpo; Espírito e Companheirismo.

 

Ele lembrou de seu Criador nos dias de sua juventude, em uma época muito jovem, em St Louis, ele conduziu uma igreja em sua própria casa para os seus jovens vizinhos. Ele era conhecido como o “Garoto pastor.” Essa era a formação de base para a DeMolay, como uma ordem ainda não nascida.

 

Nós vamos passar brevemente por sua carreira maçônica, porque ela é bastante conhecida pela maioria de vocês. Um membro de todos os corpos, e honrado pelas mais altas distinções dos Ritos Escocês e York, ele foi sem dúvidas, o mais conhecido e o mais respeitado maçom em todo o mundo. Como Potentato Imperial em 1954-1955, ele viajou para os cantos mais remotos do continente norte americano e suas ilhas. Sempre zeloso em todas as facetas da maçonaria, ele estava em processo de fundação das Antigas e Honradas Guildas do Avental de Couro. A Proposta dessa Ordem era de ter sido uma evangelização da maçonaria. Ele obteve filiação honorária em muitas organizações maçônicas.

Em 1927 ele instalou o Fórum Internacional Cívico de Jovens, e três anos mais tarde ele foi o co-fundador dos Metro Clubs. Até o momento do seu falecimento, ele era curador da Biblioteca Harry S. Truman Corporations e era diretor do Columbia National Bank de Kansas City, Missouri. Essas conexões, com outros interesses, são evidências de sua tremenda capacidade.

 

Ele verdadeiramente viveu e respirou os sentimentos do imortal Ruskin: “Quando nós construímos, deixe-nos pensar que construímos para sempre. Não deixe para o deleite do presente ou uso do presente somente. Deixe ser um tal trabalho que nossos descendentes vão nos agradecer, e deixe-nos pensar, enquanto colocamos pedra sobre pedra, que um tempo irá chegar enquanto aquelas pedras serão sagradas porque nossas mãos tocaram nela, ‘veja isso, os nossos pais fizeram para nós’”. Sem dúvida, Ruskin tinha em mente a construção real de uma estrutura, mas vamos considerar essa sentença de um anglo especulativa ao invés de operativo. Isso não se aplicaria a dedicação de Frank Land em construir a estrutura da DeMolay, e não é nosso dever em manter o mesmo espírito?

 

Poema

 

Quando você conhece um poderoso irmão enquanto ele começa seu serviço da vida inteira.

Você tenta encontrar as respostas para os questionamentos que ele possa perguntar?

Você trabalha arduamente tanto quanto ele em busca de algo novo?

Se você faz, você nunca vai se perguntar porque ele é seu amigo.

Apenas suponha que nós consideramos que Frank Land seja o nome desse irmão.

Então a visão começa a iluminar enquanto ele inicia seu caminho para a fama.

 

Garotos e homens são conectados juntos e a névoa começa a clarear.

E as amarras são feitas para sempre para aquelas coisas que nós mais estimamos.

Frank Land é um grande líder e ele está sempre pronto para ir.

E o seu ritmo nunca é preguiçoso enquanto ele viaja de um lugar para outro.

Era a DeMolay que o guiava e ele sabia que era isso;

Para os programas que seguiam, essa proposta parecia se encaixar.

 

Amor aos pais foi a primeira de todas as virtudes que ele tomou;

Proximamente seguida por uma verdadeira reverência que nós esperamos que ninguém perca.

Com esses dois como início, todo o resto caiu em seus lugares.

Como um guia Cristão vivendo pela juventude de nossa própria raça.

E o mundo começou a admirar com o seu crescimento através dos anos

E o programa que ele desenvolveu, trouxe novas esperanças e baniu medos.

 

Enquanto nós deixamos nossas memórias ficarem sob a lembrança deste grande homem.

Possam nossas vidas serem tudo de melhor enquanto fazemos o que podemos fazer. Apenas para manter todas as coisas na ordem que nós conhecemos tão bem.

Então que a imagem possa continuar como a estória que nós podemos contar.

Que possamos seguir sempre em frente; nunca deixe nossa coragem diminuir.

Que nós possamos melhorar o programa iniciado anos atrás por ele.

 

De Tennyson:

 

Por do sol e estrela da noite

E um chamado claro por mim

E não existe ali nenhum lamento no bar

Quando eu me colocar no mar.

 

De qualquer forma nós nos lembramos dessas frases em um novo significado por causa das circunstâncias. Nosso irmão Frank se recolheu ao mar, e passou pelo horizonte através de nossa visão mortal. Quando nós também devemos embarcar nessa jornada do país desconhecido, daquele em que nenhum viajante retorna, nós possamos esperar encontra-lo lá esperando nossa chegada. Não nos deixe lamentar, como aqueles que não tem nenhuma esperança, mas ao invés disso, deixe-nos construir uma imagem do que tínhamos antes e durante essa jornada.

 

“Pai” (no brasil, Tio) de mais de 2 milhões e meio de jovens, Frank Land teve como os seus setes “Cs: CARÁTER, CORTESIA, PUREZA (em inglês CLEANNESS), CORAGEM, CONSIDERAÇÃO, CULTIVAÇÃO e CONFIANÇA.

 

CARÁTER: O tipo que pertence a um homem dedicado ao seu trabalho e consagrado a necessidade de manter o seu alto nível a todo momento e em todos os lugares.

 

CORTESIA: De Levítico 19:34 nós temos, “Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrinar convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos.” A sua cortesia era mais do que um óleo entre indivíduos de diferentes bases. Era um solvente das causas de fricções e desde que empregava isso constantemente, ele produzia uma força positiva na criação de bons pensamentos. Isso só é encontrado naqueles que são gentis e de bom gosto.

 

PUREZA (CLEANNESS): “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” Assim disse o salmista e assim viveu Frank Land.

 

CORAGEM: Isaias disse, “Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te.” J. Edgar Hoover diz, “Coragem é o ingrediente sem preço do caráter. A Vontade de fazer, a tenacidade de transpor todos os obstáculos e finalizar o curso; a força de agarrar inexoráveis ideais, estão enraizados na coragem. É a manifestação externa de nosso desenvolvimento espiritual.” Quão bom se encaixam as palavras de nosso distinto irmão na vida de Frank Land, que teve a coragem de se levantar e ser contado no meio daqueles que acreditavam no certo.

 

CONSIDERAÇÃO: Respeito pelos outros era refletido em todas suas ações. Uma escolha certa nas palavras para evitar ofender a sensitividade daqueles próximos a nós marcados como verdadeiros amigos.

 

CULTIVAÇÃO: A nutrição daquelas finas virtudes marcava nosso irmão como um homem distinto. Cultivação de boas pessoas por amigos, desenvolveu ele em um homem de consequência.

 

CONFIANÇA: Esse traço é para ser conquistado por cuidadosos exercícios de outras virtudes. A Confiança de outros, mas não sobre tudo, uma quieta confiança em você mesmo, e a habilidade de inspirar outros para terem confiança neles mesmos, é uma conquista muito admirada. Essa qualidade, nosso irmão Frank Land tinha em abundancia.

 

Nesses 7 Cs se moviam sua frota de navios. O Navio de comando era chamado LIDERANÇA, e próximo atrás vinha HABILIDADE e COMPANHEIRISMO. Que nobre tríade de navios. Ele tinha muito orgulho de tudo que ele conquistou. O design dos emblemas, as frases dos rituais, o desenvolvimento dos programas, a constante batalha pela perfeição, a procura por coisas melhores; eram alguns dos padrões utilizados para construção deste navio. COMPANHEIRISMO era nutrido e apreciado por toda sua vida. Robert Louis Stevenson disse, “Enquanto amarmos, nós servimos; enquanto nós formos amados por outros, eu devo dizer que somos quase dispensáveis; e nenhum homem é imprestável enquanto ele tiver um amigo.” Essas palavras enfatizam as maiores coisas que um homem tem em vida. AMOR e AMIZADE. A Qualidade da amizade de nosso irmão Frank aumentou em uma proporção geométrica, a cada sucessivo ano.

 

COMPANHEIRISMO implica muito mais do que amizade, porque ele abraça toda aquela qualidade e expande a um círculo maior de associações em rede. Ela inclui companheirismo e seu programa de cooperação. COMPANHEIRISMO tem uma carga dos atributos mais amáveis da humanidade. Frank Land era um mestre desse navio, com certeza. Foi desenhado a ele a atenção de homens de todos os tipos de vida. Ele encantava incontáveis milhares [?]. Isso provia a ele um estímulo grande para continuar a aumentar a capacidade desse navio. Enquanto esses dois navios de HABILIDADE e COMPANHEIRISMO era construído por ele, um público admirável lhe deu o navio de comando, LIDERANÇA, desde que ele provou sua habilidade em ser um mestre nisso. Essa habilidade abriu muitos novos canais para a navegação de sua frota. Trouxe a admiração dos outros, severamente conhecido por ele. Mas com tudo isso, ele continuou com aquele senso de humildade que é a marca registrada de um verdadeiro líder. Ninguém pode questionar o afeto que o nosso amigo, irmão e companheiro de trabalho tinha. Como fora dito muitas vezes por outro grande líder:

 

Ele viveu.

Que os frutos do trabalho dele vivam após ele.

 

A frota passou pelo horizonte, mas as ondas em seu despertar vão bater nas margens de nossas memórias para sempre, e nos lembrar constantemente de continuar a fazer aquelas coisas que ele gostaria de ter feito.

 

Enquanto fechamos as cortinas desse tributo para uma linda e rica vida, nós devemos nos levantar por um momento para uma prece silenciosa.

 

Deus todo misericordioso, você ouviu nossas súplicas solene e sincera; ambas silenciosas e faladas. Preste atenção a essas súplicas que oramos agora por Ti. Não desejamos um futuro que rompa os laços do passado. Que as memórias de sua vida e ações permaneçam conosco; Um farol para iluminar diante de Deus e de toda a humanidade. Possamos perceber que, enquanto o dever e que hoje é nosso; os resultados e o futuro pertencem a Ti. Que os planos que nosso Irmão espalhou diante de nós, nos permitam construir o melhor, e elevar nossa visão quanto mais alto. Não vejamos tristemente o passado. É Tua e não nos volta de novo, exceto quando nos regeneramos e conservamos sempre os ideais, os propósitos e os objetivos do nosso líder que partiu. Conceda a nós a determinação de tentar superar a indiferença e apatia daqueles que nos rodeiam para liderança limpa e cristã em todas as coisas que promovam a boa cidadania. Lembremos que o presente também é Seu. Podemos ir ao encontro do futuro sombrio, sem medo e com um coração valoroso. Que possamos manter nossas cabeças mais altas, pois percebemos que de você todas as bênçãos fluem. Nos cinja com força para fazer o que está certo na sua visão, sempre.

 

Estas coisas que nós pedimos em nome do Grande Mestre do Universo, que tem infinita sabedoria, poder e misericórdia.

Amém.

 

Past Proceedings 1960

Comentários ( 6 )

  1. Igor Leitão
    Mais uma incrível matéria. Manos você fazem um trabalho fantástico, cada matéria que eu leio eu me transporto para o tempo dela. Cada texto publicado só reforça o sentimento de que cada um de nós ama viver DeMolay. Parabéns por mais essa publicação grandiosa.
    • Alan Kelvin
      Bom dia meu irmão. Que bom que acompanha nossas postagens. Esperamos lançar outros materiais, estamos realizando uma profunda pesquisa nos materiais disponíveis. Forte abraço.
  2. Thiago Rijo Dias da Costa
    Parabéns pelo ótimo trabalho de resgate histórico da Ordem DeMolay. Sobre Dad Land, sempre é bom relembrar a sua importância com fundador da Ordem DeMolay, mas também perceber que a sua visão impactou muito fortemente a própria Maçonaria americana, a ponto de ser considerado um dos maiores, se não o maior maçom do seu tempo.
  3. André William Chormiak
    Parabéns pelo texto mano! Realmente nos conduz aos períodos apresentados!
  4. Felipe Alves
    Gostaria de saber o motivo pelo qual existe um banco no tumulo de Frank Sherman Land.
    • Alan Kelvin
      Felipe, uma lenda urbana diz que era um desejo de Land para que os DeMolays pudessem ir conversar com ele depois de sua morte, mas não existe (ao menos pelo meu conhecimento) relatos por escrito sobre isso. Deve ser mais um ornamento do cemitério.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar esses HTMLs e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>