DeMolay Sul Americana

DeMolay Sul Americana

Hoje nós vamos falar de um tema muito atual que nos traz muito orgulho. A Região 9, ou a Ordem DeMolay na América do Sul, Central e Caribe.

Recentemente estivemos presente no III Congresso Sul Americano da Ordem DeMolay na cidade de Cochabamba na Bolívia e de lá pra cá, nós tivemos uma necessidade em escrever sobre alguns assuntos acerca desse tema, para explicar, contar um pouco de história e principalmente debater a Ordem DeMolay.

Primeiro, vamos começar explicando porque chamamos a Ordem DeMolay na América do Sul de região 9. Segundo descrito nas normas do DeMolay Internacional podemos dizer que o corpo de diretores (Board of Directors) é composto por “Seção 1. Membros. O Corpo de Diretores consiste dos seguintes: um membro classe 1 como um representante de cada uma das regiões”, atualmente a Ordem DeMolay possui 10 regiões (dá uma olhada onde tem DeMolay pelo mundo), e por regiões o DeMolay Internacional entende o seguinte:

Regiões.

(a) As jurisdições da DeMolay Internacional devem ser organizadas em Regiões. (2012)

(b) Um registro de todas as regiões deve ser publicado em um apêndice no Estatuto, Regras e Regulamentos da DeMolay Internacional. Ele deve ser ajustado sempre que uma jurisdição membro sofre mudanças. (2012)

(c) O Grande Mestre deve, com a consulta e consentimento do Corpo Diretor (Board of Directors), nomear uma jurisdição a uma região. (2003) (2012)

Resumindo e trazendo para o nosso vocabulário, jurisdição seriam os Grandes Conselhos e regiões seriam o agrupamento desses Grandes Conselhos. Nem sempre a região possui jurisdições de territórios geográficos próximos, apesar de chamarmos de Congresso Sul-Americano (e isso se dá pela maior quantidades de países da América do Sul) a região 9 possui jurisdições como a do Panamá, que é um país da América Central.

Outro fato curioso, foi a criação de uma jurisdição chamada Baja Califórnia, que é um estado Mexicano (não havia DeMolay no México até a abertura dessa jurisdição em 7 de abril de 2017) estava sendo cogitada ser inseria na região 9, pois todos os países falam a língua espanhola.

Voltando ao corpo de diretores (board), lá em cima eu já expliquei que cada região tem um representante e que cada representante faz parte do corpo de diretores, assim como outros membros do DeMolay Internacional, como o próprio Grande Mestre Internacional, Grande Secretário, etc, isso é assunto para um outro post que sairá em breve “Entendendo o DeMolay Internacional” (aguardem!). Nesse contexto, vale lembrar que o representante da região 9 foi eleito em 2014 com a criação da própria região, e este está sendo representado pelo irmão Luiz Adolar Camargo Kieling

Representante da região 9 Luiz A. C. Kieling

Representante da região 9 Luiz A. C. Kieling

O representante da região tem o dever de zelar pelo bom funcionamento da Ordem DeMolay nas jurisdições, e no nosso caso países, e operar para que todos os programas estejam sendo desenvolvidos a contento, relações institucionais com as Grandes Lojas por exemplo, também é função do representante regional. Por ter um papel dentro do Corpo Diretivo da corporação, o representante também é a voz de suas jurisdições, levando matérias de interesse comum e claro, decidindo o futuro de forma democrática, do próprio DeMolay Internacional.

Há três anos foi proposto na reunião de cúpula da América do Sul, que fosse iniciado um encontro a nível de região aos moldes com o que é feito nos EUA (Regional meetings/conference). Aceitado o desafio, chegou a hora de arregaçar as mangas e fazer o que fazemos de melhor, trabalhar com a Ordem DeMolay afim de iniciar um evento tradicional que irá estreitar e alinhar o futuro da Ordem DeMolay na América Latina. Isso tudo aconteceu em 2015 entre os dias 20 e 22 de março na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. O Brasil foi escolhido como primeira sede por questões logísticas, pelo apoio do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil e toda sua estrutura. Estiveram presentes todos os países latinos da Ordem DeMolay até aquele momento, assim como o Grande Mestre Internacional, o Mestre Conselheiro Internacional e seu Secretário de Congresso (como se fosse o nosso MCN adjunto) e outros membros do DeMolay Internacional tanto brasileiros, como americanos.

Apesar de ainda em formatação, o evento foi um sucesso. O ano seguinte, 2016, nos encontramos novamente em um formato mais sólido em Asunción, capital do Paraguai.

Este ano foi a vez da Bolívia e estivemos juntos novamente em Cochabamba. Um evento simplesmente impecável. Olhando para o primeiro evento que idealizamos e realizamos, pudemos ver muito progresso, objetivo e melhoria em nossos processos. Em termos de administração, hoje é possível ver uniformidade em processos que antes eram feitos cada país ao seu modo.

Hoje já é possível realizar o treinamento obrigatório de consultores na língua espanhola através de sistema informacional eScribe, ritual editado e aprovado em espanhol, único e oficial, da Ordem dos Escudeiros, aumento significativo de membros, capítulos e concessões de grau em todos os países, abertura de uma nova jurisdição, a Argentina e isso tudo dentro de três anos.

O Próximo Congresso Sul-Americano deverá ser no Uruguai na cidade de Rivera, fácil acesso pela região sul do país. Ainda não temos data, pois estamos tentando encontrar uma logística e preparar uma surpresa para os presentes. Se ficou interessado, basta aguardar informações que sempre que pudermos iremos postar em nossa página no facebook.

 

Congresso Sul Americano

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar esses HTMLs e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.