O Vitral DeMolay

O Vitral DeMolay

Em 18 de março de 2017 foi inaugurado o Vitral DeMolay no Centro de Liderança DeMolay. De onde surgiu o famoso vitral de nossa Ordem e porque ele é a representação mais importante de nossa organização? É sobre isso que vamos falar hoje aqui no blog. Através de algumas pesquisas e conversas com membros do DeMolay Internacional, trazemos esse texto que explica o surgimento do Vitral e uma curiosidade sobre o mesmo.

O Tio Frank Sherman Land faleceu em 8 de novembro de 1959 e foi sepultado com cerimonia de honra no cemitério Mt. Moriah ou Monte Moriá como queiram.

Na noite do funeral, membros ativos do Supremo Conselho Internacional que estavam presentes no velório, se encontraram e discutiram o futuro da Ordem DeMolay. Nessa reunião o H. Malvern Marks Past Grande Mestre e o então Oficial Executivo do Texas, sugeriu um memorial ao Frank Sherman Land. Eles ficaram de levar sugestões de recomendações para a próxima reunião da Comissão Executiva.

No outono de 1960, uma Comissão do Memorial foi nomeada com esse intuito. Os membros incluíam H. Malvern Marks (Presidente), George M. Saunders, Stanley Garrity, Harold Schafer, Chandler Cohagen, Albert McNally e Dr. Claude F. Long.

Essa comissão recomendou que o escritório do tio Land deveria permanecer como ele deixou, para ser para sempre um templo em sua memória e seu trabalho. Eles mais tarde recomendaram que uma sala anexa ao seu escritório deveria ser convertida em um museu ou sala de exibições que guardaria suas joias, paramentos maçônicos, suas pinturas e o busto de bronze que lhes foi presenteado no seu jantar de homenagem.

O Supremo Conselho Internacional autorizou a comissão para que procedessem com os planos. DeMolays enviaram doações para o memorial do Tio Land. A comissão sabia na época, que DeMolays de todo o mundo gostariam de ter um memorial para o tio Land. Em novembro de 1961 as salas estavam completas.

A ideia de um vitral veio do H. Malvern Marks. Ele tirou isso de um desenho que fazia parte do Livro de Registro de Membros. Esse livro de registro era enviado a todos os membros no início de 1925.

O Vitral foi colocado na sala do memorial para que pudesse ser visto da rua. Ele era também iluminado para que pudesse ser visto a noite. O vitral é feito em bonitas cores e mostra um jovem DeMolay vestido com capa e ajoelhado em um altar, onde encontram-se a Coroa da Juventude, a Bíblia e os livros escolares. A parte inferior do vitral possui os dizeres “Eu assim então, prometo e juro”.

Quando o Centro de Serviço e Liderança foi realocado em 1986, uma decisão foi tomada pela remoção do vitral para dentro do prédio. Através da doação generosa do Past Grande Mestre Robert F. Hannon, o vitral foi renovado e inaugurado em 18 de março de 1988.

O Vitral é uma representação do momento mais significativo em nossa organização – quando um jovem faz os seus votos como um DeMolay.

No Brasil, a ideia de realizar o “templo” em memória ao Tio Land como citado no texto, veio com a aquisição do primeiro Centro de Lideranças do Brasil, um espaço com 400m² no plano piloto em Brasília DF. Espaço privilegiado e conseguido com muito esforço e dedicação de gestões que acreditaram em uma Ordem DeMolay pujante em nosso país.

Em razão da comemoração do dia 18 de março de 2017, dia nacional do DeMolay (LEI FEDERAL Nº 12.208, DE 19 DE JANEIRO DE 2010.), o então Grande Mestre Nacional Thiago Rijo Dias da Costa, deu o pontapé inicial para a construção de um sonho DeMolay nacional, a nossa própria homenagem ao Frank Land. O Vitral DeMolay foi inaugurado no último dia 18 de março de 2017, no Centro de Liderança DeMolay, a primeira ação para a construção do escritório do tio Land, que deverá ficar pronto em breve.

Para completar essa história, existe uma curiosidade sobre esse vitral que eu e o Karate sempre achamos interessante quando falamos em nossas conversas, é sobre a luz que retroilumina o vitral. Há uma lenda urbana (vamos chamar assim) de que ela deveria estar sempre ligada, indicando que em qualquer lugar do mundo, não importando o horário, um DeMolay estaria iniciando em nossas fileiras. Essa história foi contada em uma de nossas visitas a sede mundial da Ordem DeMolay em Kansas City, MO.

Comentários ( 5 )

  1. Lucas Lindo.
    Muito interessante a história, é sempre bom ler histórias significativas da Ordem. Parabéns pelo trabalho!
    • Alan Kelvin
      Obrigado Lucas, tem coisa boa vindo aí. Venha sempre dar uma olhada em nossos materiais. Abraço.
  2. João Vitor A. Fontana
    Ótimo texto! Obrigado pelas ótimas informações.
    • Alan Kelvin
      É bem legal mesmo João. Outra coisa que em conversa com o Past MCI eu fiquei sabendo, é que quem desenhou o vitral, foi um irmão do Arizona. Não que tenha muita relevância pra estória toda, mas com certeza ele deixou sua marca na Ordem DeMolay.
  3. Igor Leitão
    Parabéns mais uma vez pelo trabalho. Acompanho sempre todas as publicações.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar esses HTMLs e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.