A Patente de Constituição Perpetua

A Patente de Constituição Perpetua

Em uma viagem bastante inusitada aos Estados Unidos, fizemos o de sempre, fomos ao Centro de Serviço e Liderança fazer um tour pelas instalações e logo em seguida uma visita que somente o DeMolay vai entender, e sempre brinco com isso, a famosa ida ao cemitério Monte Moriá.

Quem no universo ficaria extremamente feliz em estar em um cemitério? Bom, aqueles que já estiveram no túmulo do Frank Sherman Land saberá descrever, ou não, a emoção de saber que ali jaz o homem que transformou as nossas vidas em um sentido bem especial. Esse post não é dedicado ao cemitério, nem ao túmulo que por sorte, ainda teremos histórias para contar, o post nos remete a algo que aconteceu no meio termo desta visita.

No encarte que se encontra no Demolay Internacional, tem informações sobre os sítios históricos da Ordem DeMolay e suas coordenadas, como de praxe sempre fizemos o tour do cemitério e da sede, pois os outros não tem visitação, somente ver a localização do prédio, menos o memorial Frank S. Land e loja Ivanhoe. Quando chegamos lá, estacionamos o carro e começou a seção de fotos na parede com o rosto de Land, até aí tudo bem.

Depois de uns 10 minutos, chegou um carro totalmente adesivado com caveiras, o esquadro compasso e o nome da maçonaria, ficamos receosos, mas logo saiu um cidadão todo tatuado, e em seguida um outro cidadão baixinho e gordo, Frank Kaffenberger (que virou meu amigo e posteriormente visitei uma loja maçônica com ele no ano seguinte). Ambos irmãos maçons que estava realizando uma filantropia com crianças e iria adentrar ao templo.

Uma simpatia só esses dois irmãos, nos convidaram a adentrar ao templo e enquanto preparavam os alimentos, uma seção gigantesca de fotos dos quadros, estandarte, relíquias da Ordem DeMolay, tomava conta do prédio.

Uma coisa que me chamou atenção foi as Cartas Patentes de Perpetua Constituição que estavam penduradas na parede. Sem mais delongas, segue a foto da carta (desculpa o reflexo, acontece), e uma tradução bem livre (dos campos que consegui ler), do conteúdo da mesma.

Carta de Constitui;'ao Perpetua

 

O Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay

Saudações

Para quem possa chegar essas cartas de Patente de Constituição Perpetua Confirmatória :

Considerando que, no primeiro dia de abril de 1919 AD, autoridade foi dada a

Loja Maçônica Ivanhoe nº 446

Corpo Maçônico reconhecido e filiada à Grande Loja

Maçons Antigos e Aceitos do Missouri

Para se organizar sob a carta constitutiva temporária um capítulo temporário da Ordem DeMolay

Kansas City, Missouri

Considerando que, o conselho consultivo nomeado pelo Grão Mestre tem retornado ao Supremo Conselho com tais cartas temporárias em conjunto com um bom relatório dos trabalhos e agora peticionam uma carta constitutiva permanente para o Capítulo, dessa forma David J. Morgan, Grande Mestre por meio desta, nomeia e instrui Richard L. Alvis para ser o Presidente do Conselho e os seguintes associados para servirem com ele como membros do conselho consultivo do capítulo aqui nomeado até que seus sucessores sejam substituídos por este supremo conselho.

Frank S. Land (ao final)                                        Robert E. Barker

Jeffrey R. Brundage                                               Russell E. Christensen

Walter S. Huntley                                                   Robert A. McMenemy

Richard V. Noble                                                    Kenneth D. Rees

William E. Sayles                                                    Charles E. Wisdom

Agora portanto, o Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay em consideração dessas coisas, e da confiança reportada por nós nas habilidades, qualidades e apelo do conselho consultivo, mencionado previamente, garante por meio desta e expede

Carta Patente de Constituição Perpetua

Que entra em vigor aos 23 dias de agosto 1981, aqui constituindo aqueles nomeados como Conselho Consultivo em nome de um corpo maçônico reconhecido com que tem concordado em patrocinar um capítulo justo e perfeito da Ordem DeMolay conhecido pelo nome de

Mãe

E nós investimos o mencionado Conselho Consultivo ou seus sucessores por direito com o poder para governar o capítulo sob a constituição, estatutos e ordens do Supremo Conselho, sempre reconhecido autoridade e fidelidade do citado Supremo Conselho, no que diz respeito a um Capítulo da Ordem DeMolay. E nós avisamos e damos poder a eles para conferência dos graus da Ordem DeMolay para aqueles jovens aceitos de uma idade elegível para receber o mesmo. O trabalho para o bem da Ordem, o país e humanidade, aproveitando todos os direitos, benefícios, privilégios e prerrogativas de um capítulo devida e regularmente constituído. Possa o mencionado capítulo ser afortunado, próspero e útil.

Em testemunho de que, pela Ordem do Supremo Conselho da Ordem DeMolay David J. Morgan Grande Mestre, aqui coloco minha mão e dou causa a essas Cartas Patentes de Perpetua Constituição para serem assinadas pelo Grande Secretário, e o grande selo do Supremo Conselho para serem afixadas, neste vigésimo sexto dia de agosto 1981, em Reno, Nevada.

 

Frank Sherman Land                                         David Morgan

Grande Secretário                                              Grande Mestre

 

 

Número 1.

Comentário ( 1 )

  1. Alexandre Rizzi
    Eu me lembro desse dia, momento único e memorável.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar esses HTMLs e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.