O quadro de François Marius Granet

O quadro de François Marius Granet

Já ouviram falar em François Marius Granet? 

Talvez possam não lembrar o nome dele, mas com certeza sabe o que ele fez. Esse post é dedicado a história de uma de suas obras, a Iniciação de Jacques DeMolay na Ordem do Templo. Em uma visita guiada pelo DeMolay Internacional, nos foi falado sobre a história desse quadro, cujo exemplar original está disposto no hall de entrada do prédio da instituição em Kansas City, MO.

Trata-se da iniciação de Jacques DeMolay na Ordem dos Cavaleiros Templários. Foi pintado por Granet, um artista muito famoso na França e Itália, suas obras encontram-se espalhadas por muitos museus importantes inclusive o Louvre.
O Quadro foi entregue ao DI como um empréstimo de uma família real europeia. A Baronesa de la Piene casou-se com um americano da Flórida e levou o quadro para os Estados Unidos como um empréstimo de no mínimo 10 anos. Eles até pensaram em vender a obra, a mesma teria que ficar exposta por 10 anos por questões de impostos. O Quadro exposto do DeMolay Internacional é o original, pintado por Granet, o interessante é que dois dele fora produzido a época. Esse em especial foi produzido em estúdio com a ajuda dos estudantes de Granet.
Ao lado da pintura lê-se em um pequeno cartaz exposto pelo DeMolay Internacional a seguinte frase:
“Uma concessão de Beatriz de La Peine Stevens, em memória de seus pais, Barão e Baronesa Roger Wihy de La Peine. Avignon, França. Em homenagem aos Cavaleiros Templários e Hospitalários, com a sua mais profunda gratidão ao Museu DeMolay.”
Existe relatos de que a Baronesa e seu esposo americano se divorciaram, deixando a pintura de Granet orfão desde então. O DeMolay Internacional nunca foi o verdadeiro dono da pintura, embora as tentativas de contato com a Baronesa não tenha sido um sucesso, isso pode sugerir que a instituição tenha uma reinvindicação de propriedade, mas isso não seria como um acordo formalmente celebrado.
Um pouco mais sobre o artista é que Granet ficou conhecido por suas pinturas religiosas. Ele tinha uma técnica especial para pinturas de arco e difusão de luz. Não há uma data precisa de quando a pintura foi feita, por isso ela tem a idade do artista, mas especialistas que avaliaram a obra, suspeita que tenha sido entre 10 ou 15 anos antes de sua morte (1777 – 1849).

Comentários ( 2 )

  1. Pedro Henrique
    Interessante. Uma relíquia, hein?!
    • Alan Kelvin
      Com certeza! Tomara que ainda fique em poder da Ordem ;)

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar esses HTMLs e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.