Um grande DeMolay

Um grande DeMolay

Realizando uma pesquisa sobre um assunto que tenho bastante informação, me deparei com a seguinte matéria que descrevo a seguir, confesso que nunca tinha ouvido falar sobre esse DeMolay, mas achei interessante a sua história. Robert Pershing surgiu em minha pesquisa e achei que seria interessante ter ele aqui no Blog. Considerado pelo Guinness como o homem mais alto do mundo (não sei se o recorde foi quebrado), Robert foi um DeMolay ativo e também um escoteiro. Veja sua história completa.

Robert Pershing Wadlow foi o primeiro filho nascido de Harold F. e Addie Wadlow em Alton, Illinois em 22 de fevereiro de 1918. Alton, Illinois está localizado 40km ao norte de St Louis, no rio Mississippi, localizado perto da confluência do Mississippi, Illinois, e os rios Missouri. Robert era um bebê de tamanho normal pesando 3,9kg, mas ele rapidamente começou a crescer devido a um excesso da glândula pituitária ativa. Em seis meses, ele pesava 13,60kg. Um ano depois, ele pesava 28,12kg. Quando tinha oito anos, Robert tinha 1,82m e pesava 76,65kg.

Consulte o gráfico de crescimento abaixo para ver a altura e o peso de Robert em várias idades.

 

Idade Nas 6 M. 1 Ano 1 1/2 5 Anos 8 Anos 9 Anos 10 Anos 12 Anos 14 Anos
Altura S/I S/I S/I S/I 1,62m 1,82m 1,88m 1,95m 2,10m 2,26m
Peso 3,85kg 13,60kg 20,41kg 30,39kg 47,62kg 76,75kg 81,64kg 95,25kg 109,31kg 136,53kg

 

Idade 16 Anos 18 Anos 20 Anos 21 Anos 22,4 Anos
Altura 2,38m 2,54m 2,61m 2,64m 2,71m
Peso 169,64kg 177,35kg 221,35kg 223,16kg 199,12kg

A família Wadlow depois cresceu com a adição de duas irmãs, Helen e Betty, e dois irmãos, Eugene e Harold Jr. Os irmãos de Robert, felizmente, não tiveram os mesmos problemas de crescimento que ele. Robert cresceu em uma família normal durante os tempos difíceis da Grande Depressão com os pais que amavam seus filhos.

 

O Maior DeMolay do Mundo

A Família Wadlow em 1935: o irmão Eugene, Addie (sua mãe), Robert, Harold Jr., irmã Betty, Harold Sr. (seu pai), e irmã Helen.

A vida mudou quando Robert tinha nove anos. Devido à estatura rara e de difícil controle de Robert, Robert Wadlow foi sensação durante os anos 1920 e 1930. Fotógrafos da atualidade e repórteres de jornais vieram e o documentaram para as massas. Em pouco tempo, ele era conhecido em todo o mundo. As pessoas se reuniam em Alton para ver o “menino gigante” com seus próprios olhos. Alguns se comportavam com respeito, outros não. Circos ainda recrutavam pessoas com deformidades para shows de horror naquela época. Ofertas chegaram para Robert participar de exposições por causa de sua altura notável. Sua família não queria nada a ver com isso.

 

Robert o maior DeMolay com seu pai

Robert na idade de 10 anos ao lado do seu pai.

Robert comparado a menino de 10 anos (mesma idade)

Robert ao lado de criança de 10 anos com estatura regular

Em 25 de janeiro de 1930, Robert Wadlow, 11 anos de idade foi examinado pela primeira vez por especialistas da Universidade de Washington no Hospital Barnes, em St. Louis, onde a família ficou sabendo de sua glândula pituitária ativa que causou seu rápido crescimento. Aos onze anos, Robert entrou para a Alton YMCA, participando de natação, basquete, colecionadores de selo e clube de fotografia.

Aos 13 anos, ele se juntou aos escoteiros. Robert foi o maior escoteiro no mundo. Ele pesava 122,47kg, e sua altura era 2,22m. Foi preciso 23,77m para confeccionar seu uniforme de escoteiro.

Como um jovem, os interesses de Robert eram típicos da maioria dos meninos de sua idade. Ele gostava de fotografia, leitura, colecionar selos e ouvir rádio. Na escola ele mantinha boas notas, se dava bem com os outros, e brincava com outras crianças. Robert Wadlow, juntou-se ao clube de jovens e tornou-se um membro do capítulo Alton da Ordem DeMolay, aos quinze anos, a idade mínima que podia entrar.

 

 

 

Ele era ativo na Ordem DeMolay e participou da Conferência dos fundadores da Ordem DeMolay em Kansas City durante o verão de 1936. Ele ocupava o cargo de capelão e apenas quatro dias depois de seu vigésimo primeiro aniversário em 1939, recebeu sua maioridade em uma cerimônia especial com a participação de mais de 400 pessoas no templo maçônico Franklin em Alton.

Robert Wadlow aos 15 anos de idade. A sua esquerda a senhora Peter Shoes e a sua direita está o pai dele Harold.

Robert Wadlow aos 15 anos de idade. A sua esquerda a senhora Peter Shoes e a sua direita está o pai dele Harold.

 

Robert Wadlow posando para foto em frente a uma porta em 1936, Illinois.

Robert Wadlow posando para foto em frente a uma porta em 1936, Illinois.

Robert Wadlow no Texas Centennial, em 1936, posando com os "Sons of the Pioneers"

Robert Wadlow no Texas Centennial, em 1936, posando com os “Sons of the Pioneers”

13 de setembro de 1938: O Homem mais alto do mundo Robert Wadlow, posa com o xerife de Los Angeles Eugene Biscailuz para o Los Angeles Times.

13 de setembro de 1938: O Homem mais alto do mundo Robert Wadlow, posa com o xerife de Los Angeles Eugene Biscailuz para o Los Angeles Times.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aos 18 anos, Robert usava sapatos tamanho 37 (o maior número de sapato americano chega no 15, que é equivalente a 31,8cm), que custavam US $ 100 um par, o equivalente a cerca de US $ 1.500 de hoje (R$ 5.175,00). Dois anos depois, os sapatos foram fornecidos gratuitamente pela Sociedade Internacional do Calçado. Em 1938, Robert empreendeu uma turnê promocional como um embaixador da boa vontade para a Shoe Company International, promovendo Peters Shoes. Harold deixou seu emprego como operário em uma companhia de petróleo para dedicar-se a Robert por ser seu companheiro de viagem e motorista. Robert e seu pai visitaram 800 cidades e 41 estados. Robert viajou em um carro que tinha sido modificado por seu pai para acomodá-lo para que ele pudesse viajar com um conforto relativo. Seu pai removeu o banco do passageiro para que Robert pudesse sentar na parte de trás e esticar as pernas.

 

Robert na companhia de seu pai com o caro modificado.

Robert na companhia de seu pai com o caro modificado.

Equipamentos e acomodações eram inadequados. A mãe de Robert chegou de Alton. Robert tirou o anel maçônico, colocou-o sobre uma mesa de cabeceira e confidenciou a seu pai que ele tinha um “sentimento estranho”. Robert morreu durante o sono às 1:30 horas da manhã, 15 de julho de 1940. Na segunda-feira, 15 de julho de 1940, os jornais de todo o país levou as manchetes que, “Robert Wadlow, Alton gigante, morre de infecção no pé.” O corpo de Robert foi levado de volta para sua cidade natal de Alton, Illinois. para o enterro em um caixão especialmente construído. O caixão foi construído pela Grand Traverse Casket Company. O caixão foi construído de aço e mediu 3,2 x 1,0m.

Velório do Robert com dois DeMolays ao lado do caixão e flores em formato de esquadro e compasso.

Velório do Robert com dois DeMolays ao lado do caixão e flores em formato de esquadro e compasso.

Oficial DeMolay ao lado do caixão de Robert.

Oficial DeMolay ao lado do caixão de Robert.

 

 

 

Enterro com caixão especial fabricado para enterro do Robert

Enterro com caixão especial fabricado para enterro do Robert

Robert Pershing Wadlow não escolheu a sua situação, mas suas conquistas vieram da forma com que ele lidou com isso. Robert Wadlow era conhecido em torno de sua cidade natal, pela família e amigos como um “gigante gentil”. Graças ao livro dos Recordes, Guinness Book, ele também será lembrado como o homem mais alto do mundo e para sempre como um DeMolay!

O Maior DeMolay do Mundo

Comentário ( 1 )

  1. Mascote
    Quase do meu tamanho e do Alan Kelvin.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar esses HTMLs e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.