John Wayne: o DeMolay vencedor do Oscar

John Wayne: o DeMolay vencedor do Oscar

Hoje nós temos um post 5 estrelas digna de Oscar, e de fato o é! Hoje falaremos de John Wayne, o DeMolay vencedor do Oscar.

Temos como Convidado Ilustre neste post o irmão Carlos Crêspo, que contribui com essa interessante matéria que fala acerca do senior DeMolay pertencente do hall da fama do DeMolay Internacional John Wayne. Ficamos feliz em compartilhar com vocês essa interessante parte da história de nossa grande Ordem. Boa leitura.

Esses dias lembrava da minha infância e do quanto meu pai era (e ainda é) fascinado por livros e filmes de cowboy. Até os anos 90 era fácil achar uns livros pequenos com histórias do faroeste e entre balas e disputas “pela honra” ou duelos, um deles sempre era de longe seu preferido, John Wayne.

E assim cresci ouvindo as histórias dos filmes e façanhas do cowboy. Entre diligências e tiroteios em nome da justiça, lá estava ele estrelando mais um filme do tipo. Eis que anos depois, já na Ordem DeMolay, descubro que John Wayne é DeMolay. Um cruzamento de algo que meu pai gosta tanto (ator) com algo que eu também gosto (Ordem DeMolay).

Nascido em 26 de maio de 1907 em Winterset (Iowa), estrelou mais de 200 filmes em 50 anos de carreira, bem como venceu o Oscar de melhor ator em 1969 pelo seu trabalho no filme “True Grit” (mais conhecido por nós brasileiros como Bravura Indômita). Deixou sua marca na calçada da fama e em 1999 o American Film Institute listou John Wayne como uma das maiores estrelas de todos os tempos.

John Wayne faz parte da nossa Ordem e tem posição de destaque no Hall da Fama do DeMolay Internacional.  Iniciado em 1924 no Capítulo Glendale (Arizona) aos 17 anos também foi maçom da Loja Marion MacDaniel nº 56, de Tucson (Arizona), na qual foi feito maçom em 9 de julho de 1970, se tornando Mestre apenas dois dias depois. Foi também Shriner e membro dos Altos Graus do Rito York. Foi introduzido no Hall da Fama do SCI em 13 de novembro de 1986.

Foi também em 1970 que foi congratulado com a Legião de Honra Ativa pelo Supremo Conselho Internacional. Perante uma plateia de mais de 6500 pessoas, entre convidados e Shriners, no dia 05 de dezembro daquele ano recebeu a mais alta honraria da Ordem DeMolay, naquele dia declararia que já havia recebido muitas honras na sua vida mas nenhuma tão bela quanto aquela.

Faleceu em 11 de junho de 1979 e hoje tem no Capítulo John Wayne nº 3667 uma eterna homenagem da Ordem DeMolay.

 

“Fiquei impressionado pelo sentimento de amizade, companheirismo e irmandade naquele auditório, vindo daqueles milhares de cavalheiros sentados lá fora. Tenho recebido muitas honras em minha vida, das quais tive orgulho, mas o prêmio DeMolay foi o mais bonito. A DeMolay sempre terá um lugar no fundo do meu coração.”

John Wayne (1907-1979)

John Wayne

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar esses HTMLs e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>