Três Mestres Conselheiros em 1919

Três Mestres Conselheiros em 1919

Que Gorman McBride foi o primeiro Mestre Conselheiro da história, não é novidade alguma, mas analisando o ano de 1919 existe algo que devemos notar e duas coisas são bastante importantes de serem observadas. A Primeira delas é a proximidade de Louis Gordon Lower do fundador, a relação entre os dois é explicada na literatura da Ordem DeMolay como muito próxima, o Dad Land era um pai para Lower, uma espécie de guia e mentor, mas ora, será que Land nos seus 29 anos carregava tanta experiência de vida a ponto de ser o pai de um garoto de 17 anos? A resposta é sim, claro! Isso imprime na história tamanha audácia e capacidade de Frank Sherman Land.

Após a criação da Ordem, se fez necessário a escolha de um líder, um presidente do Conselho DeMolay, Dad Land sabia que para que se desenvolvesse a liderança, os jovens deveriam escolher entre seus pares, aquele que os representaria e assim, sem interferência adulta, Gorman McBride foi escolhido o primeiro presidente do Conselho DeMolay. A dúvida que fica, é que, se Lower, o primeiro DeMolay, o exemplo de Land, era referência para aquele grupo, por que ele não foi o escolhido para liderar os garotos? O fato é que sua hora chegaria, naquele mesmo ano de 1919.

Quando o ritual foi criado por Frank A. Marshall, os títulos foram reformulados e o presidente passa a se tornar o Mestre Conselheiro, assim como o número de oficiais havia sido expandido tal qual os conhecemos hoje. Em 16 de setembro de 1919 foi a primeira vez que o conjunto de oficiais foi utilizado, nesse período o Averrill C. Tatlock ocupava o cargo de Mestre Conselheiro, portanto, o segundo no mesmo ano de 1919, acompanhado por Harry A. Carpenter e Louis G. Lower como 1º e 2º conselheiros respectivamente.

Em 27 de setembro de 1919, o ritual escrito por Marshall foi executado pela primeira vez, e já no dia 2 de dezembro foi eleito como Mestre Conselheiro o primeiro DeMolay da história, o Louis Lower. Sua instalação ocorreu no dia 23 de dezembro de 1919 totalizando três Mestres Conselheiros em um mesmo ano, o ano da criação da Ordem DeMolay.

O fato curioso dessa história, é que nos foi informado durante uma de nossas viagens aos Estados Unidos enquanto caminhávamos pelo Mount Moriah, cemitério onde Dad Land e vários outros nomes importantes da Ordem estão sepultados, que o Louis não seria um exemplo de liderança como estamos acostumados a ouvir, que ele tinha um temperamento agressivo e talvez isso tenha sido o motivo do seu acidente fatal que ocorreu nas proximidades da estação de trem no centro de Kansas City.

Kansas City Downtown

Foto tirada da torre do museu da I guerra mundial. Em frente a Union Station, estação de trem em frente a rua em que Louis Lower morreu.

 

 

Comentários ( 3 )

  1. Felipe Bandeira
    Creio que daria uma excelente matéria esse temperamento Louis Lower e sua morte. Excelente texto!
  2. Igor Leitão
    Parabéns Alan. É sempre interessante desmitificar esse fato sobre Louis Lower....fico na espera por uma matéria trantado apenas sobre ele. Abraço.
    • Alan Kelvin
      Com certeza Igor, são assuntos interessantes sobre nossa história que rende uma boa conversa e reflexão. Obrigado pelo prestígio da leitura. Abraço.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar esses HTMLs e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>